Valquiria Mac-Dowell
Intercambios

BLOG

Histórias de Intercambistas: E o inverno chegou ...

Juan estudava na Austrália.  Um belo dia chegou na escola e foi direto falar com a homestay coordinator:

-Minha família me roubou $100.

- Você tem certeza?  Essa família é antiga em nosso cadastro, nunca tivemos uma reclamação por qualquer motivo, muito menos por uma acusação tão grave.

- Deixo meu dinheiro na gaveta da mesa de cabeceira.  Não levo nenhum amigo em casa, só minha família entra no meu quarto e tem acesso às minhas coisas.

A coordenadora foi conversar com a família.  Coitados, que constrangimento!  Não sabiam o que dizer.  Reviraram toda a casa para ver se não tinha dinheiro caído pelos cantos, pediram para o Juan relembrar todos os seus passos, quem sabe tinha colocado o dinheiro em outro lugar.

Mas Juan estava irredutível: “vocês pegaram meu dinheiro!”

A Coordenadora quis muda-lo de família mas a própria família pediu que esperassem um pouco.  Sabiam (talvez pela prática em hospedar estudantes) que o dinheiro apareceria a qualquer momento e essa seria a única maneira de provar que eram inocentes.

E os dias passaram.  O tempo esfriou e numa manhã gelada Juan foi no armário pegar um agasalho quando deparou com sua linda jaqueta nova, que havia comprado em uma super  promoção por apenas $99,99!  Foi aí que lembrou, ele havia gastado o dinheiro na compra da jaqueta, sua família não tinha roubado nada.

Foi logo contar para eles:

- “Bom dia, família, desculpe mas eu me enganei.  Hoje me lembrei que gastei os $100  na compra dessa jaqueta”.

-“Que bom que você finalmente descobriu a verdade.  Estamos felizes com isso.  Agora vá para a escola e conte para a homestay coordinator o que aconteceu.  E aproveite já peça para ela providenciar uma nova família para você.  Hoje você não dorme mais aqui”.

Juan chorou, pediu mil desculpas, disse que adorava a todos.  A casa era excelente, a comida ótima, perto da escola, não queria mudar.

Ao que a família respondeu:

- “Só não vamos processa-lo porque você é estrangeiro e logo você volta para o seu país.  Lá você não sofrerá a mesma humilhação que sofremos aqui.  Para nós ficou a decisão de nunca mais hospedar um brasileiro”.

Moral da história: você é responsável pelos seus atos e tem que arcar com as consequências, portanto, pense bem antes de agir precipitadamente.

e o inverno chegou.png