Valquiria Mac-Dowell
Intercambios

BLOG

High School na Alemanha

Terra de Bach, Beethoven e Einstein, a Alemanha oferece um rico patrimônio cultural a seus visitantes.  A Alemanha faz fronteira com 9 países do velho continente o que torna essa nação um ótimo destino para quem pretende viajar.  Mas a opção não é interessante apenas pela geografia .  Lá se encontram boas escolas, vida cultural intensa e muita beleza natural, além de uma ampla rede ferroviária que nos leva facilmente aos principais pontos turísticos.

Os jovens estão descobrindo a Alemanha como um destino para High School, principalmente aqueles que vislumbram uma carreira no futuro com a possibilidade de fazer uma pós graduação por lá.  Garantir o conhecimento e a fluência no idioma desde cedo já é um grande passo.

Por que High School na Alemanha ?

Estudantes estrangeiros desde que preencham os pré-requisitos exigidos, podem frequentar escolas públicas na Alemanha para cursar um período de High School.

As escolas estão localizadas na Bavaria (Augsburg e   Nuremberg), Berlim,  Brandenburg (Potsdam), Hesse (Frankfurt e Wesbaden),  Lower Saxonia (Oldenburg) e N.R. Westphalia (Colonia e Bonn). Não é garantida a colocação na cidade preferida pois depende da disponibilidade de famílias e das escolas bem como da personalidade do estudante, porem o programa faz de tudo para colocar o participante no local de preferência.  A critério do programa ainda podem ser sugeridas outras cidades.

As escolas alemãs oferecem uma grande variedade de cursos e são conhecidas pela sua excelência acadêmica.  Há um curriculo padrão seguido por todas as escolas e as matérias obrigatórias são alemão, historia,  artes, esportes e ciências.  Dos níveis 11 ao 13 os alunos ainda escolhem 2 áreas para especialização com vistas a preparação para entrada na Universidade.

O calendário das escolas difere de acordo com a região.  As aulas começam às 8:00hs e vão até 1:30/2:00hs.  À tarde os alunos participam de cursos de livre escolha, entre eles cinema, esportes, computação e outras ciências.

Requisitos para aplicar:

·      Mínimo de 15 e máximo de 17 anos;

·      Estar cursando o 2º. grau no Brasil;

·      Nível intermediário de conhecimento do idioma (B2) comprovado através do teste enviado pelo programa.

·      Maturidade e independência necessárias para adaptar-se a uma nova vida e tornar-se membro de uma família alemã.

Hospedagem:  Casa de família, quarto individual, com pensão completa

Opções:          1 semestre – com início em agosto/setembro ou janeiro/fevereiro

                       1 ano acadêmico – com início em agosto/setembro

Quero viajar para a Alemanha