Valquiria Mac-Dowell
Intercambios

BLOG

College ou University?

U Barcelona.png

Atualmente todo jovem estudante de ensino médio tem o sonho de continuar seus estudos no exterior, fazer faculdade, formar-se, ter a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho fora do Brasil ou ter um diferencial para se tornar um profissional disputado aqui mesmo.

A primeira grande questão é qual carreira escolher: Direito, Medicina, Engenharia...  As tradicionais (e aparentemente mais seguras) são sempre a primeira opção.  Mas você já parou para pensar que muitas atividades profissionais rentáveis e de destaque no mercado de trabalho atualmente não tinham sido inventadas há 10 anos?  Da mesma forma que tipo de profissional o mercado estará buscando daqui a 10 anos?  Difícil responder.

Uma boa estratégia é optar por uma formação que dê opção para você seguir vários caminhos, para que você possa ir de encontro à demanda do momento.

A oferta de cursos superiores no exterior é enorme.  Só nos EUA há mais de 4 mil instituições de ensino superior.  Ainda há que se pensar no Canada, na Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Suiça, Holanda, Portugal....  e tantos outros países.

O processo de escolha gera muitas dúvidas, começando pelas terminologias que não são  comuns para nós: university,  college, school, university college, community college,  continuing education, further education,  extension, TAFE´s,  ufa! O que eu faço?

Vamos começar pelo mais simples: College x University.  

Colleges são instituições de ensino superior de menor porte e podem ser públicos ou privados. Oferecem de modo geral cursos técnicos e oportunidades de estágio além de opções de graduação e pós graduação.  As disciplinas tendem a ser práticas, preparam o aluno para uma área específica e dão ao estudante as ferramentas necessárias para uma rápida inserção no mercado de trabalho. 

Os Colleges geralmente tem duração mais curta, formam estudantes para os primeiros anos do ensino superior e esse período pode, posteriormente, ser usado como crédito na transferência para uma universidade de 4 anos para a conquista do grau de bacharel.   São muito populares nos EUA e no Canada.

Alguns tipos de cursos oferecidos nos Colleges: 

Certificates = 2 semestres                                        Diplomas = 4 semestres                                 Advanced Diplomas = 6 semestres                         Bachelor Degrees = 8 semestres

University – São semelhantes às universidades brasileiras, onde é possível cursar o bacharelado em 3 ou 4 anos, pós graduação, mestrado, doutorado.  Contam com uma enorme variedade de cursos e formam o aluno em áreas mais abrangentes.  Ao se formar em uma university você vai ser advogado, médico, engenheiro, arquiteto, dentista, etc.

Entre o College e a University não existe a comparação de “melhor” ou “pior”, ou ser mais ou menos reconhecido que o outro.  A escolha depende somente dos seus objetivos pessoais e do seu perfil. Nos Colleges a aproximação entre os alunos e os professores é maior.  O College visa quem pretende conseguir uma colocação profissional em curto ou médio prazo.  A University é para quem deseja se dedicar à vida acadêmica ou a pesquisa sem a urgência de ingressar no mercado de trabalho.  Se o seu objetivo é estudar muito, progredir para o mestrado e doutorado o seu caminho é a universidade.

Vale notar que os créditos obtidos em um College, na maioria das vezes, podem ser aceitos em uma universidade para quem deseja obter o grau de bacharel.

Por fim, os custos de estudar em um College, caso você não ganhe bolsa de estudos, é praticamente a metade de uma universidade.  Daí porque uma boa opção é iniciar os estudos em um College e transferir os créditos para uma University posteriormente.

Qualquer que seja a opção de estudar no exterior a bagagem cultural, pessoal e profissional que se adquire são imensuráveis.  Não só pela qualidade das instituições mas pela oportunidade de estar em contato com alunos e professores de diversas formações e culturas, ampliar seus relacionamentos e construir um networking que poderá contribuir para o sucesso da sua carreira.  Portanto, não faça uma escolha apressada.  Analise cada possibilidade, se for necessário espere mais um ano mas não barganhe o seu futuro.  Ele vale ouro!