Valquiria Mac-Dowell
Intercambios

BLOG

GESTÃO DE ESPORTES - Uma carreira em Ascensão

sports management.png

O esporte é um negócio que gera bilhões todos os anos, tanto no Brasil quanto no mundo e não se refere apenas ao futebol mas a todas as modalidades esportivas igualmente rentáveis.

Para atuar como gestor de esporte é necessário ter um grande conhecimento do mundo dos negócios e dos diversos esportes existentes. A formação necessária para se tornar um gestor do esporte vai desde educação física até direito, passando por gestão, marketing, administração e comunicação, além de ser organizado, polivalente e ter visão do mundo dos negócios esportivos.    A assessoria de um profissional especializado pode ser a melhor opção para o desenvolvimento da carreira de um atleta.  Com a ajuda desse profissional o atleta consegue entender onde quer chegar e quais são as ferramentas necessárias para atingir seus objetivos.

O profissional de gestão esportiva é, essencialmente, um administrador especializado em esporte.   Além de gerenciar sua equipe e trazer visão estratégica de qualidade, o administrador esportivo tem que ser um bom organizador no setor de finanças. Deve ser empreendedor e entender de que maneira fará a captação dos recursos – algo essencial para se manter firme no mercado em que atua. Tudo isso pode envolver a criação de promoções, sediar competições, vender produtos, entre muitas outras ações de maneira a buscar resultado positivos. O conhecimento em direito desportivo também é essencial já que fazem parte do dia a dia rescisões de contratos de atletas, casos na justiça, entre outros problemas.

A gestão esportiva começou a receber atenção por volta dos anos 60, nos EUA. Nesse período o esporte profissional e universitário começava a movimentar algumas centenas de milhares de dólares. À medida que marcas tradicionais despertavam o interesse de compra dos torcedores, a mídia passou a divulgá-las de forma mais estratégica e esse movimento fez surgir uma nova indústria extremamente lucrativa chegando a representar 1% a 2% do PIB mundial!  Fazem parte dela artigos esportivos, ingressos, licenciamentos, transferências, acordos de transmissão, canais de televisão, arenas, patrocínios, entre outros.

Note que gestão de esporte não é gestão de marketing. As duas áreas estão ligadas e se complementam, mas não são a mesma coisa. O marketing e a publicidade trazem retorno ao patrocinador, reverte em vendas, faz com que o produto chegue ao consumidor e são maiores as chances de manter o contrato.

A gestão é mais ampla e envolve todas as áreas de uma organização, como treinamentos, administração, financeiro, contabilidade, jurídico, recursos humanos, projetos, eventos, compras, vendas e ... marketing!  A má gestão é um dos principais aspectos que limita o desenvolvimento esportivo.

Por ser relativamente nova, a gestão ainda passa pelo desconhecimento da maioria dos profissionais e instituições de ensino.   No Brasil, os cursos de formação em nível de graduação são restritos e sofrem com a falta de conteúdo programático bem definido. Poucas são as universidades que abordam essa área em disciplinas específicas e quando  o fazem, acabam por não preparar os alunos para atuarem de forma adequada (em termos de gestão) no mercado de trabalho. Menos ainda, para ensiná-los a empreender no esporte. Entretanto, a demanda por profissionais com conhecimentos técnicos e de gestão aliados, é muito grande.

Então, o que fazer?  Preparar-se, especializar-se.  Onde?

Existem cursos em nível de bacharelado (3 anos) e mestrado/MBA na área de Sports Management que abrangem administração básica e planejamento estratégico, finanças e contabilidade, captação de recursos e patrocínio, leis de incentivo, marketing esportivo, comunicação, recursos humanos, direito esportivo, ética, liderança, aspectos socioculturais, eventos esportivos, gestão de arenas e que preparam o profissional para desempenhar tarefas tais como: elaboração de projetos, estabelecimento de metas, estratégias e prazos, tomada de decisões, contratação e coordenação de pessoas, resolução de conflitos, definição de atividades, avaliação de desempenho, elaboração de relatórios, controle financeiro, compra de produtos e contratação de serviços, busca por patrocínio, venda de produtos, relacionamento e comunicação interna e externa (profissionais, atletas, familiares, dirigentes, patrocinadores, mídia) e organização de eventos.

Ainda são poucas as vagas disponíveis para gestão em estruturas esportivas o que se pode concluir que há grandes oportunidades para quem deseja empreender no esporte.  O mercado é carente de bons profissionais e empresas. O empreendedorismo esportivo é uma área nova com grande potencial de crescimento.

Então, o que você está esperando?  Entre em contato conosco e saiba onde você pode se preparar para tornar-se um profissional especializado em Sports Management.

Valquiria Mac-Dowell