Valquiria Mac-Dowell
Intercambios

BLOG

PATHWAY - Um novo caminho para ingresso em universidades no exterior.

pathway.png

As universidades em todo mundo tem hoje o firme propósito de internacionalizar os seus campi e para tanto criaram, em parceria com empresas especializadas, mecanismos para facilitar a inserção dos estudantes estrangeiros em suas salas de aula.  Assim foram criados os “Pathways” que vertiginosamente se tornaram muito populares com a adesão de milhares de estudantes em todo o mundo.

 Muita gente desiste de cursar uma universidade no exterior por não estar preparado e achar que precisará de muito tempo para “chegar no ponto” .  É nessa hora que surge o Pathway!  Como o próprio nome diz é um caminho, um período de transição entre o ensino médio no país de origem e o curso superior no exterior.

Estes programas são ideais para quem não se preparou com antecedência, não atingiu a nota mínima de inglês exigida em provas de proficiência e também é indicado para aqueles que querem estar melhor preparados para começar seus estudos no exterior, já que os sistemas de ensino são bastante diferentes e o desafio maior ainda!

As aulas do Pathway visam proporcionar uma vida acadêmica de qualidade. Elas envolvem leitura, conversação, e muita escrita.  Os alunos vão aprender a preparar ensaios, artigos científicos e a fazer apresentações orais e trabalhos em grupo. Ou seja: tudo o que, normalmente, será pedido nas aulas que o aluno irá frequentar no curso superior. Os Pathways incluem ainda aulas que valerão como créditos nos futuros cursos.  Os alunos desenvolvem também habilidades de pensamento crítico e de debates e técnicas de como estudar. Participar com sucesso desse programa permite que a exigência de comprovação de proficiência de língua inglesa, como o IELTS e o TOEFL, seja dispensada. 

Os Pathways são realizados dentro do campus da universidade escolhida.  O estudante já começa a sua vida universitária a partir do Pathway.

Quanto tempo precisarei estudar no Pathway?

O aluno poderá ter uma ideia bem próxima de que nível de inglês se encontra e de quanto de Pathway precisará realizar, através de um teste aplicado pelas escolas. Cada instituição tem uma forma de aplicar este exame para seus futuros alunos ainda no Brasil. O mais comum é realizar uma prova online.  Às vezes, também é realizada uma entrevista por telefone ou skype com um membro da equipe da escola onde será realizado o programa.

Quanto mais alto o nível de inglês, menos tempo de programa será necessário e mais facilmente o aluno estará adaptado ao novo modelo de estudo.  O tempo de programa dependerá também do nível de inglês que o seu College exige. Cada instituição exige um nível diferente, e até mesmo dentro de uma mesma instituição existem cursos com diferentes níveis de exigência.

Se o aluno já tiver uma nota de TOEFL ou IELTS, mesmo que não seja a pontuação necessária para iniciar as aulas no curso superior, é possível apresentar esse resultado e dispensar a necessidade de um teste de nivelamento para o Pathway.

Com a pontuação do exame previamente realizado, a escola já conseguirá definir o tempo de programa necessário. Porém, é importante lembrar que através do Pathway  será preciso cursar pelo menos 1 term (3 ou4 meses).

Resumindo ...

Há 3 maneiras de ingressar em uma universidade do exterior:

·         Direct Entry – se  o aluno já está totalmente preparado, obteve os resultados exigidos nos testes de inglês, tem GPA acima da média;

·         Pathway – quando o estudante precisa melhorar os resultados nos testes exigidos, dar um upgrade no GPA e ambientar-se ao ambiente universitário;

·         Pre-sessional – somente curso de inglês – para quem ainda tem um nível básico de inglês e precisa acelerar o aprendizado do idioma. 

O que o estudante deve ter em mente é que aplicar para uma universidade estrangeira é um projeto de longo prazo que começa ainda durante a sua formação no ensino médio.    Portanto prepare-se com seriedade.  Para atingir seus objetivos talvez você precise de menos festa e mais horas de estudo e quando se tem 15,16, 17 anos isso é um grande sacrifício. 

Mas ao levar adiante o seu projeto e chegar vitorioso você verá que valeu a pena!