Valquiria Mac-Dowell
Intercambios

BLOG

High School na França

Um dos maiores países da Europa e a 4ª maior economia mundial, a Françatem quase o tamanho da Bahia e uma população próxima a 65 milhões de habitantes.  É o país mais visitado do mundo e também objeto de desejo de muitos estudantes.  Além dos maravilhosos museus, da boa gastronomia, dos cafés, vinhos e queijos, a França é mundialmente reconhecida pela excelência na educação.

Foi na França que se criou o conceito clássico de culinária.  O país tem mais de 300 tipos de queijo e algumas centenas de marcas de vinho.  Foram os franceses também que inventaram a alta-costura, a indústria da moda e até profissões sofisticadas como a de nez – profissional que seleciona essências e combina aromas para perfumes e a de sommelier, especialista em vinhos.

A história remonta a 1200 a.C.,  mas no fim do século XVIII o país foi palco de um acontecimento que mudou a história da humanidade: a Revolução Francesa.  O movimento guilhotinou a monarquia e marcou o início da Idade contemporânea.

O ensino médio brasileiro equivale na França ao Lycée e tem a mesma duração:  3 anos.  No fim dessa etapa o estudante passa por um exame para obter o baccalauréat que, a grosso modo, podemos comparar ao nosso Enem.

Fazer high school na França é uma excelente oportunidade para desenvolver o aprendizado do idioma,  cursar matérias acadêmicas e descobrir a vida e os costumes franceses.

A  ÉCOLE DES ROCHES foi fundada em 1899, é uma dos mais prestigiados internatos da França.    Em 1999, ao completar 100 anos, tornou-se uma escola afiliada à UNESCO.  Faz parte do grupo GEMS formado por mais de 70 escolas em 16 países.

Está localizada em um maravilhoso campus na região da Normandia, a 115 km de Paris, na cidade de Verneuil-sur-Avre, oferecendo aos estudantes inúmeras oportunidades de excursionar por locais de heranças culturais como as praias do dia D, Deauville, Monte Saint Michel,  Vale do Loire e Paris

São 430 alunos internos, dos 6 aos 17 anos provenientes de cerca de 50 países.   A instrução vai desde a escola primária até o French Baccalaureate.

 Os dormitórios estão divididos em 5 casas, cada uma delas supervisionada por “House Parents”, responsáveis por tornarem o ambiente uma continuação de seus lares.

Inúmeros esportes são oferecidos, entre eles, natação, tênis, futebol, atletismo, badminton, artes marciais, equitação.

 

ESCOLAS PÚBLICAS

O participante pode escolher 3 áreas para colocação e o programa faz a colocação de acordo com a disponibilidade de vagas e o perfil do estudante e que não tenha um grande número de estudantes da mesma nacionalidade.

A hospedagem é em casa de famílias francesas, em quartos individuais com pensão completa. A escolha das famílias reflete a variedade de classe social, raça, religião e nível cultural existente na sociedade francesa atual.  A família pode ser formada por apenas uma pessoa com ou sem filhos, casal com ou sem filhos.  A escolha das famílias é feita com base na motivação e habilidade que essas pessoas tem para oferecer ao estudante um ambiente saudável, acolhedor e seguro.  É importante que o estudante esteja aberto para aceitar as diferenças e aprender através delas.   Não se admite mudança antes da chegada do estudante.

mais informações