Valquiria Mac-Dowell
Intercambios

BLOG

High School na Suiça

Encravada no coração europeu, na cordilheira dos Alpes, a Suíça é conhecida como a terra das contas secretas invioláveis e dos relógios de alta precisão.  É também um país que prima pela refinada gastronomia e onde são feitos os mais saborosos queijos e chocolates do planeta. Não se pode falar em Suíça sem mencionar sua culinária característica, famosa pelas fondues de carne, queijo e chocolate e pelas raclettes.

Como se isso não bastasse, tem um eficiente sistema educacional que recebe estudantes de todos os cantos do mundo.   A formação em hotelaria é inegavelmente a mais reconhecida e conceituada.  Alunos formados nas escolas de hotelaria são disputadíssimos pelas grandes redes de hotéis, companhias aéreas, organizações internacionais, bancos,  indústriase marcas famosas.

Com longa tradição de neutralidade política e militar, a Suíça jamais se envolveu em conflitos mundiais.  Encontra-se num ponto estratégico do continente europeu, espremido entre a França, Alemanha, Itália, Áustria e Liechtenstein.  Três quintos do território são cobertos por picos nevados da cordilheira dos Alpes e do maciço da Jura, o que faz do país um paraíso para esquiar. 

Por que estudar em uma “Boarding School” (internato)?

  • Você gostaria de ser fluente em pelo menos mais 2 idiomas além do português?
  • Fazer parte de um círculo de amizades entre a elite mundial?
  • Ter um estudo de primeira linha e ainda aprender a fazer coisas que nunca fez em casa como lavar a própria roupa, arrumar a cama, etc?

Se você respondeu sim a uma dessas perguntas vale a pena começar a pensar em matricular-se em um internato na Suíça.  Uma temporada nas exclusivas escolas suiças é um upgrade cultural e social sem precedentes na vida de qualquer um.  

Boarding Schools são escolas excepcionalmente bem equipadas e que abrigam estudantes de excelente nível acadêmico.  Embora seus preços sejam elevados, proporcionam o que há de melhor para seus estudantes.  Tudo é revertido para o bem estar, o aprendizado e o desenvolvimento de seus estudantes. O ensino é excelente e a convivência com pessoas de diversas nacionalidades é bastante produtiva.   As escolas possuem, em prédios diferenciados, alojamentos, biblioteca, ginásio de esportes, centro de artes, laboratórios, salas de música e dança, centro de informática, além das salas de aula.   Tudo isso sem falar da parte esportiva ao ar livre e fechadas de acordo com o clima,  com quadras poliesportivas e em alguns casos, piscina. Atividades extra curriculares são bastante encorajadas, desde as tradicionais às mais exóticas e os alunos também participam de campeonatos inter-escolares.

Leysin American School é uma escola de modelo americano, criada em 1960 e gerida por uma família que faz de suas salas de aula a continuação de suas próprias casas.  O conteúdo acadêmico é altamente desafiante e anualmente 99% de seus formandos são aceitos em universidades ao redor do mundo. Toda a sua estrutura foi modernizada, contando com dormitórios suntuosos como do Belle Époque, centro de artes e complexo esportivo de última geração, além do novíssimo observatório de astrologia e pesquisa (Laser center).  Oferece High School Diploma e o IB.  Viagens culturais e de ajuda humanitária são sempre programadas e os fins de semana com pais, professores e alunos são ansiosamente esperados como os melhores momentos de confraternização.

Ao longo dos anos a pequena vila de Leysin foi se reinventando e tornou-se um centro internacional de educação e diversão.  Hoje atrai estudantes e turistas durante o ano todo que se hospedam em seus hotéis e resorts para se encantarem com um cenário paradisíaco de tirar o fôlego.  A população da cidade é de apenas 4,000 pessoas de 110 nacionalidades diferentes, sendo 30% menores de 19 anos.

A TASIS Suiça (The American School in Switzerland) foi fundada em 1956 quando a familia Fleming decidiu transportar uma escola americana independente para a Europa para proporcionar aos seus estudantes umaexperiência de estudos mais rica culturalmente.  Colina D´Oro é a localidade do belissimo campus que passou por reformas de modernização tendo adicionado em seu campus um novo ginásio de esportes,  um moderno teatro,  ampliação da bibliotecae muitos outros projetos estão em andamento.   

Oferece IB e AP programas e seu nível de aprovação em universidades de grande porte chega quase a 100%.  Acrescente a isso os cursos de arte, teatro, esportes,  as viagens culturais e de ajuda humanitária e inegavelmente estamos deiante de uma das mais fascinantes oportundiades de estudar e viver.

Está localizada na cidade de  Lugano no Cantão de Tessino na parte Italiana, com cerca de 56 700 habitantes

O Collège Du Léman, fundado em 1960,  é uma escola internacional, localizada em Genebra, com capacidade para atender estudantes do ensino fundamental e médio.   Sua visão de ensino é focadana formação dos estudantes para que se tornem líderes. 

Um dos programas que mais se notabiliza é o GAP YEAR.  Destinado aos estudantes que concluíram o ensino médio mas ainda estão com dificuldades para definir sua carreira, o GAP YEAR (ou semestre) é um programa especialmente destinado a desenvolver liderança, empreendedorismo e idiomas, complementando com esportes, viagens culturais e voluntariado.  Sem dúvida uma oportunidade de amadurecimentoque ajudará o jovem a definir o seu futuro.

 Genebra está localizada a oeste do país, é a segunda cidade mais populosa da Suíça, depois de Zurique. É a capital do Cantão de Genebra,  com uma população de 183000 habitantes. É o centro mais Importante da diplomacia e da Cooperação internacional em razão da presença de inúmeras Organizações Internacionais como as Nações Unidas, a Cruz Vermelha Internacional e a UNESCO.

A Brillantmont está localizada em um campus de 13.000 m².  Foi fundada em 1882. É uma family-owned school, pertencendo a mesma família há mais de 5 gerações.  Tem capacidade para 150 alunos entre 13 e 18 anos, representando mais de 35 nacionalidades. É uma escola única e sua atmosfera de escola pequena proporciona um ambiente agradável e acolhedor para seus estudantes.

 Lausanne  é a capital do cantão de Vaud, às margens do Lake Geneva (ou Léman).  Dista 62 km de Genebra.  Sua população é de 130.000 habitantes.  O quartel central do Comitê Olimpico Internacional e a Corte Internacional de Arbitragem do Esporte estão em Lausanne, razão pela qual essa cidade é mundialmente conhecida como a Capital Olímpica.  A cidade possui 28 estações de metrô, tornando-a a menor cidade do mundo a ter o melhor sistema de transporte rápido.

Outras escolas, sob consulta.

Quero saber mais