Valquiria Mac-Dowell
Intercambios

BLOG

High School na Irlanda

Os irlandeses a chamam carinhosamente de Ilha Esmeralda por sua paisagem verde e fábulas infantis.  Dizem que por lá entre pedras, arbustos e colinas pode-se ver sobras de gigantes e duendes, donos do segredo de onde fica o pote de ouro no final do arco-íris.

Mas, desde os anos 90 a Irlanda passou a significar também progresso, desenvolvendo-se principalmente na área da informática, vindo a ficar conhecida com os Celtic Tigers. 

Possui um dos mais elevados níveis escolares:  81% dos estudantes concluem o ensino médio e aproximadamente 60% entram no superior.  A universidade mais antiga é o Trinity College, fundado em 1592.

São 2 línguas oficias:  o gaélico e o inglês (a língua predominante).

O país é tão popular quanto a vizinha Inglaterra:  pela sua população super jovem (40% tem menos de 25 anos) e pelo custo de vida mais baixo.  O país recebe cerca de 200.000 estudantes por ano sendo, em média, quase 8.000 brasileiros.

Os irlandeses são muito brincalhões e adoram contar piadas sobre os ingleses. São muito irreverentes, daquele tipo que prefere perder o amigo mas não perde a piada. O país também é celeiro de grandes nomes da literatura como James Joyce, autor do clássico romance Ulysses e Oscar Wilde, o poeta que se imortalizou ao escrever O Retrato de Dorian Gray.

ESCOLAS NA IRLANDA

Os programas de High School na Irlanda são em escolas de elite tanto Day Schools (com hospedagem em casa de família) quanto Boarding Schools (com hospedagem em dormitório).  A Irlanda não aceita estudantes estrangeiros em suas escolas públicas.  As escolas de elite são particulares mas recebem incentivos do governo.

Há uma grande variedade de escolas mas a decisão da colocação fica a critério do programa que decide em que escola o estudante será destinado, baseando-se em alguns critérios como disponibilidade de vaga, avaliação do histórico escolar e nível de inglês, preferências do estudante quanto a matérias e atividades extra curriculares, período pretendido, idade e objetivos do participante.

Quero saber mais