Valquiria Mac-Dowell
Intercambios

BLOG

High School na Austrália

Localizada na Oceania,  a Austrália é o 6° maior país do mundo, quase do tamanho do Brasil.  O cenário varia de desertos tórridos a montes nevados e florestas tropicais, além de mais de 7.000 praias. 

Segundo a ONU a Austrália apresenta o 2º.  melhor índice de qualidade de vida, perdendo apenas para a Noruega.  Isso é possível graças ao poder aquisitivo da população, saúde e educação gratuitos e de boa qualidade.  Quase não há analfabetos e a expectativa média de vida é de 82 anos.  Por isso os australianos são considerados alegres, abertos, hospitaleiros e cordiais.

Chamada carinhosamente de OZ,  só começou a ser explorada pelos europeus a partir de 1770, ano do desembarque do Capitão James Cook.  Os britânicos fizeram do país, (imagine!), uma colônia penal.  A partir do século XIX começou o povoamento principalmente nas regiões sul e leste com a chegada dos colonizadores ingleses, escoceses e irlandeses.   Com a descoberta do ouro aumentou o fluxo de exploradores.

A nação conquistou a independência em 1942  mas continua integrada à Comunidade Britânica, reconhecendo a Rainha Elizabeth II como chefe do Estado.

As cidades são modernas e oferecem uma ótima infra estrutura tanto para quem vive lá como para quem visita.

Além de uma indústria diversificada, mantém uma sólida agricultura, com destaque para a produção de frutas, cevada, trigo, algodão e cana de açúcar.  A pecuária também é forte, principalmente na criação de ovelhas.  Ainda existe fartura de riquezas minerais como ferro, ouro e bauxita.

O país tem ainda maravilhosos parques nacionais, nos quais você pode ver koalas, cangurus e outros animais típicos da Austrália. Ou ainda percorrer os desertos e as florestas, no show de ecossistemas oferecido pelos australianos.    Uma das mais bonitas estradas é a Great Ocean Road.  No trecho entre Melbourne e Adelaide estão os 12 Apóstolos – enormes pilares esculpidos nas rochas do litoral pela erosão das águas e dos ventos.  No interior do país a Ayers Rock é uma rocha de arenito com 350 metros de altura e 9 km de circunferência.  Para os aborígenes essa pedra imensa é sagrada, pois muda de tom de vermelho de acordo com a posição do sol.

South Australia Government Schools,  Adelaide

O programa de South Australia Government Schools oferece mais de 40 escolas.  Os estudantes podem escolher a escola de acordo com a sua preferência:  matérias, esportes, atividades extra curriculares, localização.

A Província de South Austrália é muito segura, oferece uma grande variedade de atividades para seus estudantes, ótima qualidade de vida e boas famílias. Tanto o clima quanto a boa terra privilegiam a região que é uma das principais produtoras de vinho, considerados um dos melhores do mundo.  As maravilhas naturais e a ótima gastronomia fazem com que as horas fiquem ainda mais prazerosas em Adelaide.   Ainda não é um destino muito procurado por brasileiros o que se conclui que o estudante terá êxito nos estudos e perfeita imersão na vida cultural e social local.

População de Adelaide: 1 600.000habitantes

Queensland Government Schools – Brisbane,  Cairns, Gold Coast,  Sunshine Coast, Toowoomba.   

Queensland é famosa por suas belezas naturais e pelo clima sempre ensolarado,  estilo de vida simples, muitas oportunidades de atividades ao ar livre eaventura. É um destino muito procurado por brasileiros amantes de sol e praias.

É o segundo maior estado da Australia.  A temperatura varia entre25° no verão a 15° no inverno.  A Grande Barreira de Corais, com uma extensão de 2,300 km é a maior do mundo e pode ser vista do espaço.  A capital do estado é Brisbane, nomeadaem 2004 como uma das 8 melhores cidades do mundo para se viver.

Cidades e escolas:

Brisbane                             2.000.000 habitantes                    29 escolas

Cairns                                   150.000 habitantes                        05 escolas          

Gold Coast                          577.000 habitantes                        12 escolas

Sunshine Coast                 245.000 habitantes                        11 escolas

Toowoomba                      129.000 habitantes                        02 escolas

Escolas Particulares em Queensland

ARANMORE CATHOLIC COLLEGE – fundada em 1903, está localizada em uma linda área residencial a 3km do centro de Perth, entre a cidade e a praia.  São 700 alunos que aproveitam ao máximo das excelentes condições climáticas para a prática de inúmeros esportes.  A escola também é muito forte em artes, oferecendo design e tecnologia, trabalho em madeirae metal, desenho técnico, culinária entre suas matérias extra curriculares.

THE FRIENDS SCHOOL,, localizada em Hobart, na Tasmania, é a única boarding school da Australia (internato).  Foi fundada em 1887.  O campus é belíssimo e a escola oferece os equipamentos mais modernos de instrução e esportes aos seus 1200 alunos.  O currículo é composto por 5 seguimentos diferentes:  artes, saúde, ciências, sociedade & meio ambiente e tecnologia.

St. PHILIP´S CHRISTIAN SCHOOL,  está localizada a 2,5 hs ao norte de Sydney em uma região conhecida como “Blue Water Paradise”.  Foi fundada em 1982.  Além das salas de aula, possui 2 laboratórios de ciências, laboratórios de tecnologia, salas de musica, de artes, teatro.  Uma grade arena oval para esportes, quadras de basquete e uma imensa biblioteca.  O laboratório de ciências da alimentação foi transformado em uma excelente cozinha comercial.

OXLEY COLLEGE,  localizada em Chirnside Park, uma área residencial a 25 kmde Melbourne, foi fundada em 1979.  O campus oferece 30 hectares de instalações excelentes, onde se encontra uma biblioteca moderníssima, laboratórios de ciências e computação, as salas de aula, o complexo de artes – um dos mais modernos da Australia, inaugurado em 2000.  Entre os esportes, no Oxley College pode-se praticar track&field, natação, futebol, cricket, softball, basquete, netball, volleyball, tênis e badminton.

Quero saber mais