Valquiria Mac-Dowell
Intercambios

BLOG

INTERCÂMBIO: Por onde começar ?

Para começar a planejar o seu intercâmbio e fazer uma escolha acertada é importante refletir sobre algumas questões:

o   Onde vou estudar?

o   O que eu espero de uma experiência no exterior?

o   O que eu quero estudar?

o   Por quanto tempo me proponho a deixar a comodidade da minha casa e as mordomias de meus pais para viver essa experiência?

o   Conseguirei viver longe da minha família e amigos?

o   Estou disposto a obedecer e aceitar regras que me parecem desnecessárias, estranhas ou contraditórias no meu país?

o   Estou disposto a experimentar novos hábitos alimentares, adaptar-me a um outro clima e a participar de atividades novas e diferentes?

o   Conseguirei dominar os desafios e frustrações do dia a dia?  Mudar meus hábitos pessoais?

o   Saberei arcar com uma ocasional solidão?  Tolerar atitudes, ideias e valores diferentes dos meus?

o   Conseguirei tornar-me parte integrante de um sistema sem comportar-me como um hóspede?

Se você conseguiu responder a todas essas perguntas você tem muitas chances de sucesso.  Mas você respondeu por impulso ou após refletir sobre cada uma delas?

Certamente você já pesquisou e se perdeu.  Visitou inúmeros sites mas até que ponto as informações são confiáveis?  Você conversou com amigos que disseram que “o melhor lugar para fazer intercâmbio é Gold Coast” ou “a minha família canadense não tem igual, você tem que ir para lá também”.

A sua experiência será diferente ainda que você tenha os mesmos gostos do seu amigo.  Valorize as suas convicções.  Busque o que você entende que seja o melhor para você.  Não faça nada com pressa, e nunca desista !!!

Após uma análise quanto ao país, a cidade, as condições do suporte que irá receber, faça a sua escolha.  E daí para frente siga apenas esse caminho. Será impossível saber de todos os detalhes para fazer uma escolha.  Aliás, é bom que você tenha algumas surpresas ao chegar.  São desafios que fazem parte do intercâmbio.  Não fique especulando com os amigos que escolheram outro programa, que estão indo para outros países e que recebem informações de outras pessoas.  Isso vaideixá-lo cada vez mais inseguro.  A sua escolha foi acertada e só resta perseguir o seu sonho.  O sucesso  depende, em grande, parte de você mesmo!

Quero saber mais