Valquiria Mac-Dowell
Intercambios

BLOG

Uma escola diferente

sorlandet.png

Ooops, isso não é veleiro cruzando a costa da sua cidade com turistas em férias.  Esse é o Sorlandet,  mais conhecido como a “Pérola da Noruega”, um navio-escola, construído em 1927 e desde então tem sido a escola de muitos jovens.  

Uma escola de ensino médio, com rigoroso programa acadêmico, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento pessoal, social e cultural em um cenário global, formando líderes para enfrentarem os desafios do futuro.

São 62 estudantes em cada programa, de diversas nacionalidades, com idades entre 15 e 17 anos que seguem um currículo tradicional e semelhante a qualquer outra escola.  Estudam matérias pertencentes aos grupos de idiomas, matemática, ciências, estudos socias, educação física e preparação para a universidade, porém a instrução acontece no mar enquanto o navio se desloca de um destino para o outro.  O navio está equipado com os mais modernos instrumentos de comunicação o que permite um contato contínuo com o mundo.  Professores lideram, orientam e apoiam os estudantes 24 horas por dia para prepara-los para as universidades de elite.   O nível de exigência é igual para todos.  O aluno não é apenas um estudante mas também receberá tarefas desafiadoras durante o percurso.  Como parte de uma equipe precisa trabalhar em conjunto para chegar aos próximos destinos.  Aprendem a velejar e a desenvolver habilidades de liderança e responsabilidade. 

Ao desembarcarem nos portos vivenciam o que aprenderam em aula e leram nos livros.  Cada porto tem uma ênfase diferente. Visitam escolas locais, apresentam projetos de aprendizado e serviços que ajudem a comunidade a prosperar, exploram contrastes dramáticos da natureza.

Há muito que se explorar e divertir em cada porto.  Quer se trate de caminhadas nas montanhas, snorkeling em recifes, testando a culinária local, há muitas oportunidades para relaxar também.  A licença em terra é um momento importante para muitos se atualizarem e fazerem pesquisas importantes.

O roteiro tem início em Kristiansand na Noruega passando pelo Reino Unido, Irlanda, Espanha, França, Marrocos, Senegal, Brasil, República Dominicana, Colômbia, México, Estados Unidos, Canada, Portugal, Alemanha, Holanda, Finlândia, terminando no porto inicial da Noruega.

 As profissões do futuro vão exigir mais das novas gerações: versatilidade, independência, comunicação, capacidade empreendedora, relações interpessoais, networking, conhecimentos de idiomas e cultura aprimorada serão requisitos fundamentais.  As novas gerações terão obrigação de saber dialogar e entender os costumes de outros povos. E a vida hoje dá mais chances a quem se arrisca, a quem é ágil.  Infelizmente os nossos jovens são rápidos nas mídias sociais mas muitos ainda são preguiçosos no que se refere ao interesse pela cultura e extremamente dependentes de seus pais.

 Cada vez mais se pensa em um diferencial na educação e esse programa certamente é mais um deles.  Não é para muitos mas aqueles que possuem recursos para tanto não devem desperdiçar uma chance como essa.